quarta-feira, 9 de julho de 2008

Camomila



Sempre que se fala em camomila, geralmente é indicada para "acalmar os nervos" ou dificuldade para dormir. Uma amiga minha disse que sua vó sempre a dava um chá antes de ela ir pro trabalho, e lá sentia uma sonolência... Qual não foi sua surpresa ao descobrir que sua vó preparava chá de camomila! "Ah, então era por isso!" Camomila acalma, induz ao sono. Mas será que é só isso que as singelas florzinhas fazem? Não e não! Fique até surpresa em saber de quantas coisas mais ela é capaz! Você duvida? Então dê só uma lidinha nas propriedades curativas da camomila:

Camomila é tão popular na Alemanha que muitos a chamam de erva "que faz tudo". Tem muitas aplicações no campo da saúde. Muitos estudos têm mantido seu papel tradicional como ajuda para digestão. É também reconhecida por sua utilidade na prevenção de úlceras do estômago, e por acelerar seu processo de cicatrização. A bem conhecida propriedade da camomila a faz útil no alívio de cólicas menstruais. Embora pareça estranho, é também empregada para estimular a menstruação. Essa aparente contradição é porque ela também contém uma substância estimulante para contrações uterinas.

A camomila é também empregada como sedativo para nervosismo porque ela deprime a ação do sistema nervoso central. Alivia estados de ansiedade e tem sido tradicionalmente usada para aliviar dores artríticas.

Essa planta também tem propriedades anti-infecciosas. Aplicada como compressa em um ferimento reduz o perigo de infecção.

Foi demonstrado que destrói o fungo Candida albicans que causa infecções vaginais, bem como algumas bactérias (staphylococci).

Pesquisadores britânicos descobriram que a camomila exerce uma ação estimulante nos macrófagos e linfócitos B do Sistema Imunológico, cujo trabalho é combater microorganismos infecciosos.


Dosagem: Beba até 3 xícaras de chá por dia.




3 comentários:

Elenir disse...

UAI SÔ. A CAMOMILA É ESTA FLROZINHA IGUAL MARGARIDINHA?SABIA NAO?
O CHA PODE SER BOM, MAS O GOSTO EH TÃO SEM GRAÇA..
DEMORO MUITO A TOMA-LO, MAS VO EXPERIEMNTAR P VER SE É VERADE..
BJUS
PARABENS PELAS ARTIGOS.

Nubia Franciosi Grando disse...

Não sabia que a camomila tinha tantas qualidades,obrigada por me informarem

ZILMA disse...

OI, ADORO CHÁ DE CAMOMILA. PARABÉNS PELA MATÉRIA.JÁ SABIA DE ALGUMAS DE SUA PRORIEDADES, MAIS AINDA NÃO SABIA EM RELAÇÃO A MENSTRUAÇÃO....
SEI TBEM QUE O IMPLASTO FRIU ( GELADO)
DELA FAZ MUITO BEM PARA ACALMAR OLHOS CANSADOS..