sexta-feira, 11 de julho de 2008

Rir é o melhor remédio!




Achei um artigo interessante sobre os benefícios do bom humor, e posto parte dele aqui:


"O humor nos deixa com um gosto de felicidade: a vida parece boa, os problemas são minimizados, as cores parecem mais brilhantes e todo o céu parece sorrir. Não disse Salomão: “O coração alegre serve de bom remédio”?

Isso foi há três mil anos. Agora, as pesquisas mostram que a afirmação do sábio não foi apenas um gracejo, mas uma verdade científica.


O sistema imunológico


Mas primeiro uma palavra sobre como funciona o sistema imunológico. Ele combate enfermidades e é controlado por neurotransmissores que são fabricados e descarregados pelo sistema nervoso. O sistema nervoso é de duas espécies: simpático e parassimpático. Se alguém grita seu nome ao você adormecer em classe ou na igreja, você subitamente fica alerta, os vasos se contraem, as púpilas dilatam-se e o coração bate mais forte. Isso é reação simpática.


O sistema simpático é feito para atuar em períodos curtos. Se ele estivesse sempre em alta rotação, surgiriam efeitos negativos. Como o estresse. O estresse pode causar pressão alta, prejudicando os vasos sangüíneos, diminuindo ainda mais a corrente de sangue. Quando os músculos não recebem suficiente sangue e oxigênio, sentimos dor e o músculo morre lentamente. No caso de um músculo como o coração, temos um ataque do coração.


Esses resultados físicos, associados ao sistema nervoso simpático, ocorrem porque neurotransmissores, como epinefrina e dopamina, são descarregados em massa no corpo, em certas circunstâncias — como quando você está estressado ou quando alguém grita seu nome quando você está cochilando.


É aqui que a risada tem efeito curativo. O rir reduz os níveis de epinefrina e dopamina, diminuindo assim o tempo e o efeito desses neurotransmissores. Isso também diminui a quantidade de cortisol em circulação. O cortisol é um supressor natural do sistema imunológico que torna o corpo mais susceptível à enfermidade. Sem este efeito supressor, o sistema imunológico pode combater melhor a infecção.


O riso e o sistema imunológico


O sistema imunológico consiste de células brancas do sangue que combatem a infecção. Tem a risada qualquer influência sobre essas células? O Dr. L. S. Berk e sua equipe de pesquisa decidiram descobrir. Estudaram o efeito da risada sobre três espécies de células brancas do sangue: linfócitos, granulócitos e monócitos. A pesquisa envolvia um grupo de participantes aos quais foi mostrado um vídeo humorístico que causava risadas hilariantes. Os níveis de vários leucócitos no sangue foram medidos antes, durante, logo depois e até no dia seguinte, depois de verem o vídeo e rir bastante. Descobriram que as células brancas e seus produtos aumentaram durante a risada e que esse aumento significativo com freqüência se prolongava até ao dia seguinte, revelando que o efeito podia ser de longa duração. Foi notado um aumento significativo nos produtos de linfócitos tais como fagócitos e gama interferon, que atacam especialmente as células de vírus e tumores. Também aumentaram os anticorpos, que são produtos de linfócitos-B que provêm defesa contra certas doenças. Tais aumentos melhoram a função geral do sistema imunológico. Mais estudos estão sendo feitos para mostrar os resultados positivos da risada".



Como diz o artigo, realmente é importante rir. Já ouvi dizer que o ser humano é a única espécie que pode rir. Se fomos feitos com essa capacidade, é porque serve para alguma coisa, não acha? E só o fato de rir nos faz sentir bem! Por isso, sempre que possível, ria das situações, acresecente uma dose de bom humor! Particularmente gosto de ver filmes de comédia, sitcoms (como The Nanny, Friends, My wife and kids). E viva a alegria!






Artigo retirado daqui

Nenhum comentário: