terça-feira, 1 de julho de 2008

Manga - Fatos 2


Mais fatos sobre a manga. Não pude resistir, ganhei umas de um casal de missionários e estão ótimas! Comendo e lendo o livro The Healing Power of Foods (O Poder Curativo dos Alimentos), relembrei mais algumas virtudes dessa preciosa fruta, que compartilho com vocês, pois no primeiro post sobre a manga coloquei pouquinha coisa. Aí vai:

· Problemas na Visão: Uma das aplicações terapêuticas das mangas é para Condições da Retina. Consumir manga é importante sempre que houver perda de visão devido às condições retinais como cegueira noturna, atrofia do nervo ótico ou trombose na artéria central retinal.
· Hipertensão: Mangas são diuréticas (aumentam a produção da urina). São ricas em potássio e com baixo teor de sódio. Pos isso são altamente recomendadas em caso de pressão alta pois ajudam em seu controle.
· Diabetes: Diabéticos podem se beneficiar ao comer mangas porque o efeito positivo dessa fruta ajuda a evitar complicações circulatórias associadas com a diabetes. Depois de comer manga, o nível de glucose no sangue de diabéticos não dependentes de insulina é menor do que o esperado.
· Arteriosclerose: Mangas são ricas nas três vitaminas antioxidantes mais importantes: A, C e E. Elas previnem a oxidação das lipoproteínas que carregam colesterol que circulam na corrente sanguínea. A oxidação dessas substâncias inicia o depósito de colesterol nas paredes arteriais, levando à deterioração.

Mangas são de grande benefício para o sistema circulatório e deveria ser incluído na dieta de todos os que experimentam pobre circulação sanguínea nas extremidades ou nas artérias coronárias (angina ou ataque do coração).

Pode-se ver que manga é não só deliciosa, mas muito (e bota muito nisso) nutritiva. Para se ter uma idéia da complexidade da composição da manga, é suficiente dizer que 41 substâncias aromáticas foram identificadas que combinam dar a essa fruta sua fragrância única. E para mim, mais cheirosa do que qualquer perfume!

Um comentário:

Debora Rocha Muscutt. disse...

Mangas são maravilhosas, além dos benefícios aprensentados aqui por vc, são tb uma delícia! Pena que aqui não as tenhamos em abundância como no Brasil...
Bjus!